Céu Nossa Senhora da Conceição, "Xamã Gideon dos Lakotas", Dictamo-branco

Dictamo-branco

Dictamnus albus L./syn.: Consolida regalis S. F. GRAY

Dictamnus albus Seis espécies perenais compunham antigamente o gênero Dictamnus que atualmente é composto apenas por uma espécie. Dictamnus foi denominado por ter aroma semelhante ao de Origanum dictamnus que, por sua vez, provavelmente, foi denominado por sua origem ou dispersão no Monte Dikte, em Creta.

Dictamnus albus é uma planta perene com rizoma esbranquiçado e ramificado, caule ereto terminado por um cacho de grandes flores rosadas. As folhas são imparifolioladas, verde-escuras, alternas sobre o caule. O fruto é uma cápsula estrelada que rebenta quando amadurece, projetando as sementes pelas proximidades. Toda a planta apresenta glândulas que libertam um intenso perfume laranja. O dictamo ocupa uma vasta área desde a Europa meridional até ao Norte da China, onde cresce em locais quentes, soalheiros, sobre substrato rochoso e calcário. É uma espécie protegida na maior parte dos países. Dictamnus albus foi descrito pela primeira vez em textos médicos chineses em 600 DC, e permanece uma erva importante por dispersar calor patogênico.

A parte medicinal é o rizoma. Depois de bem limpo, lavado e desembaraçado das partes verdes, deve ser seco rapidamente, de preferência num secador, a uma temperatura máxima de 40°C. Mesmo seco, liberta o mesmo odor a laranja e tem um gosto amargo. Contém um óleo volátil que pode se inflamar quando evapora, sucos amargos e um alcalóide, a dictamina. Estas substâncias, sobretudo os alcalóides, produzem contrações da musculatura uterina lisa, o que é utilizado medicamente. O dictamo é igualmente usado para tratar as afecções do tubo digestivo, contra os gases, para regularizar a evacuação e contra os parasitas intestinais. Prepara-se uma tisana, na proporção de uma colher de café de raiz picada para duas chávenas de água, para tomar dia sim dia não. Externamente é usado para doenças de pele, especialmente sarna e eczema. Nas pessoas muito sensíveis, o contacto do dictamo pode causar manifestações alérgicas (pruridos, inchaços, eczemas urticantes).