Céu Nossa Senhora da Conceição, "Xamã Gideon dos Lakotas", Ferula gummosa

Ferula gummosa

syn. Ferula galbaniflua

Ferula galbaniflua Ferula gummosa é uma planta perene, resistente a até -15°C, com cerca de 1m de altura, com talos sólidos e divididos, folhas verde-cinzentas, peludas, de até 30cm de tamanho, de cheiro parecido com aipo. Panículas frouxas, umbelas de superfície chata com minúsculas flores amarelas que aparecem na primavera, seguidas de sementes finas e planas. É encontrada no Irã central, Turquia e no sul de Rússia.

A parte usada é a resina do látex. Talos e raízes de Ferula gummosa são cortados para coletar resina de látex durante a estação de crescimento. As resinas são acumuladas em montes e depois são processadas em forma de pasta, pílulas, pós, ou tinturas. É uma erva amarga, estimulante, anti-séptica que é expectorante e anti-inflamatória, alivia indigestão e reduz espasmos.

A erva é usada medicinalmente, internamente para bronquite, asma e reclamações digestivas secundárias. Externamente, para úlceras, furúnculos, feridas, abscessos e desordens da pele. Em uso culinário dá um aroma de aipo aos condimentos. Também é usada como um ingrediente aromático de incenso.