Heracleum - Céu Nossa Senhora da Conceição

Heracleum

Heracleum sphondylium

Heracleum sphondylium Esta Umbelífera, típica dos campos, cresce nos prados úmidos-sombreados e ácidos ou em clareiras úmidas. Nesta planta, o tipo Umbelífera aparece de uma maneira menos delicada do que nas outras. O princípio aromático retirou-se quase que totalmente devido ao meio aquoso, sombreado e ácido. A variabilidade extrema da forma foliar do Heracleum exprime este conflito. A folha é ora simples, com bordos unidos, ora recortada em lobos, mais ou menos grosseiramente recortadas, dependendo da altitude, intensidade luminosa e umidade; esta planta não possui folhas planas, mas onduladas e franzidas. Isso provém do fato de que o crescimento da folha é interrompido na região dos bordos e não no limbo.

Um sistema foliar muito potente nutre um rizoma cuja energia de crescimento é enorme. Tal rizoma emite brotos sem cessar e produz um suco amarelo, acre, contendo os aminoácidos glutamina e arginina, assim como galactana e arabana (gomas intermediárias entre o açúcar e a celulose). Acima de seu rizoma cresce na primavera uma haste oca, portadora de grandes umbelas com numerosas flores. Elas possuem um aroma fortemente açucarado e um pouco atordoante, semelhante a um anis grosseiro, um pouco parecido com o aroma da trimetilamina. Toda a planta durante a primavera, tem um suco com leve aroma semelhante ao da cenoura; as folhas são ligeiramente aromáticas, adocicadas, mucilaginosas, e quando mais velhas vão se tornando acres e amargas.

A raiz do Heracleum era reputada, durante a Idade Média, como um bom antiepléptico. Era também utilizada nas inflamações por resfriamento do estômago e intestino. Eram-lhe atribuídas propriedades digestivas e seu fruto (aquênio) era tido como antiespamódico. Nós podemos notar que as Umbelíferas que crescem no campo estão muito mais fortemente unidas com o elemento luminoso e com o calor cósmico do que as Umbelíferas que crescem nas florestas e podemos esperar das Umbelíferas dos campos uma ação muito mais intensa na organização astral.