Céu Nossa Senhora da Conceição, "Xamã Gideon dos Lakotas", SCILA (cebola do mar)

SCILA (cebola do mar)

Scilla maritima

Scilla maritima Este gênero consiste de cerca de 100 espécie de bulbosas perenes, encontradas ao longo da região mediterrânea e Portugal; Scilla maritima é nativa nas areias litorâneas e secas e no solo rochoso. Scilas são amplamente cultivadas para uso comercial, mas elas também são cultivadas como plantas ornamentais de jardins, pela sua impressionante espiga floral em relação aquelas dos lírios “rabo de raposa” (da espécie Eremus). Embora cresçam facilmente nos lugares secos durante o verão, elas produzem poucas flores nas regiões do norte.

Scilla maritima é cultivada para a produção de drogas em vários países mediterrâneos, Egito e Turquia. São colhidos os bulbos depois de seis anos, com um rendimento de aproximadamente 25.000 bulbos por hectare (10.000 por acre). Scilla maritima contém scillarina que afeta o coração. É conhecida no comércio como “cebola” branca ou “cebola” vermelha, dependendo da cor do bulbo que varia pelas áreas de distribuição. Embora semelhante em constituintes, só os bulbos vermelhos contêm o veneno de rato scilliroside que tem a interessante propriedade de envenenar só roedores (os outros animais o vomitam). Scilla indica (cebola indígena) é outra fonte de scillarina. A scila é freqüentemente dado como “vinagre” de scila, uma preparação descrita no Dioscorides.

As partes utilizadas são os bulbos que são colhidos no início do outono, cortados transversalvemte e secados para serem usados em infusões, extratos líquidos, vinagre de scila, e tinturas. É uma erva amarga, picante, muito venenosa que tem efeitos diuréticos, expectorantes e estimulantes do coração, e atua também como um tônico capilar.

Medicinalmente é usada internamente para bronquite, bronquite asmática, tosse seca, e edema. Em altas doses é emético. Deve ser receitado somente por médicos qualificados. Externamente é utilizada para caspa e seborréia. Extratos são usados para produzir balas contra tosse seca e em tônicos capilares. Também são usados em venenos contra ratos.