Céu Nossa Senhora da Conceição, "Xamã Gideon dos Lakotas", Segurelha

Segurelha

Satureja hortensis

Satureja hortensisCaracterísticas: A segurelha é uma erva anual originária da Europa. A planta cresce aproximadamente 30 centímetros de altura. As folhas são pequenas, estreitas, pontudas e verde-acinzentadas. As flores também são de tamanho reduzido, nas tonalidades branca, rosada ou lilás.

Indicações e Usos: De aroma intenso e sabor um pouco picante e amargo, a segurelha é muito usada como condimento na Itália, onde também se industrializa o óleo contido na planta. Na Europa, é utilizada para estabilizar a sede dos diabéticos e para tratar das cólicas, flatulências, tonturas e distúrbios circulatórios. A segurelha é popularmente identificada como eficaz nos casos ligados ao aparelho digestivo, pois tem a propriedade de facilitar e estimular a digestão dos pratos gordurosos, estimulando o metabolismo e abrindo o apetite. Excelente tônico, fortalece o organismo. Sob a forma de chás, é anti-séptica, sendo utilizada para gargarejos.

Uma das ervas aromáticas mais antigas da Humanidade, segundo a história, foi espalhada pelo mundo pelos romanos, através das legiões de César.