Respostas de Inúmeras Pessoas – Questão 27

27 – Tem conhecimento sobre o que seja “Forjações Mentais e Psicológicas” e está disposto a pesquisar profundamente sobre ela, constatar cientificamente até onde elas podem chegar? ( ) Sim ( ) Não – Por que desta sua resposta?

 

27 – M.N. – Sim. Tenho pouco conhecimento do que sejam as “Forjações Mentais e Psicológicas”, mas tenho muita disposição em conhecer a verdade, até onde nossas capacidades espirituais podem chegar, constatando também o que é falso e comprovando cientificamente o que é encenação mental.

27 – M.R. – Sim. As forjações mentais e psicológicas, ao meu ver, são ilusões criadas pela mente daqueles que acreditam estar recebendo algum espírito em seu próprio corpo. Observando tudo o que eu já vi em centros espíritas, e o que vejo hoje vindo de kardecistas e umbandistas, percebo que as forjações mentais ocorrem com aquelas pessoas que desejam receber atenção, desejam “pompa”, com pessoas que querem algo em troca, por exemplo, ter seguidores, ou, nos casos mais graves, têm algum interesse financeiro em cima daqueles que buscam por ajuda. Mas as forjações mentais também acontecem com muitas das pessoas bem intencionadas, que desejam de fato ajudar, que buscam forças dentro de si para auxiliar o próximo, aliviar o sofrimento de seus semelhantes, fazer caridade e, assim, tornar o mundo um pouco melhor, mas que, iludidas dentro das crenças que foram criadas, que acreditaram por anos, pensam que precisam de outras entidades dentro de si para realizar curas e levar palavras de auxílio, enganando-se ao não perceber que também possuem maravilhas dentro si mesmas… Muitos kardecistas agem como os católicos ou evangélicos. Esses últimos, sentem-se pecadores, e os primeiros, sentem-se devedores, dotados de débitos cármicos espirituais. Quando passei a frequentar o Centro Espírita Ascensionado Céu Nossa Senhora da Conceição, pude enxergar o tanto de crenças negativas que carregava dentro de mim. Parte dessas crenças, vinham do sistema, que sempre te coloca como uma pessoa inferior quando você não tem muitos recursos financeiros, e parte dessas crenças vinham mesmo do kardecismo, que acredita em débitos cármicos e espirituais. Comcei a ver que minha essência é divina, que Deus me ama muito e me quer bem, independente de coisas boas ou ruins que possa ter feito na vida e que, se plantei espinhos no passado, seja nessa ou em outra vida, tenho o maravilhoso Momento Presente para começar já a plantar boas sementes e logo ali na frente ter uma boa colheita! Fico me perguntando como ficariam certas pessoas que cresceram no kardecismo, catolicismo, no protestantismo, ao refletir profundamente sobre essa e outras questões colocadas nesse questionário. No fim das contas, o que nos resta, somos nós mesmos! Um bom livro que me ajudou muito quando passei a questionar as minhas crenças e muitas vezes entrei em conflito, foi o Livro “Despertai”, do escritor e Xamã Gideon dos Lakotas.

27 – D.T.S – Sim. No caso das incorporações é quando uma mente sabota a si mesmo. Ela cria uma falsa personalidade nela mesmo, e acredita ser uma outra mente, a personalidade que adotou por si mesma. Um perfeito caso de forjação mental é o chico Xavier, com a ficção da existência de um acompanhante chamado Emanuel.

27 – R. – Sim, é o poder da mente em criar realidades e situações.

27 – T.G. Sim. Tenho conhecimento, assim como disse anteriormente, pois o Padrinho Gideon vem abrindo nossa visão para este fato.

27 – B.Z. – É quando uma pessoa sabota a si mesmo. Ela forja uma situação e acredita que aquilo é de verdade. A maioria das incorporações que presenciei no terreiro, umbanda e centros eram forjações e outra parte eram fraudes planejadas e executadas. Realizei uma pesquisa profunda sobre forjação mental e descobri que Chico Xavier também foi caso comprovado de forjações mentais numas situações e fraudes planejadas e executadas, noutras. Fiquei chocado, pois logo o Chico Xavier que eu tanto acreditava, tinha como exemplo espiritual na Terra, mas fatos são fatos e não posso negar os fatos já são os fatos que revelam a verdade sobre ele.

27 – M.N.N. Sim. Forjações Mentais e Psicológicas acho sejam as mentiras e manipulações feitas a alguém ou a algum grupo, devido à falta de algumas ferramentas e de mais conhecimento não dispus energia para pesquisar mais profundamente até porque o pouco que já sei me dá uma certa revolta para não dizer nojo de onde pode chegar essa enganação toda.

27 – R.V. – Não tinha, mas fui pesquisar e agora sei. Resumindo, em parte é o que minha prima fazia, o que Chico Xavier fazia, o que o pai d santo fazia. Só que tem uma parte do pai de santo e do Chico Xavier que não tem como ser forjação mental não, foi enganação braba, pilantríssimos, teve planejamento e execução. A vida do Chico Xavier tem muita sujeira nela, só não vê isso o cego. Qual o real interesse por detrás da federação espírita que fez com eles nunca denunciassem o Chico Xavier? O dinheiro das vendas dos livros talvez?

27 – B.D. – Não. O problema do homem é viver forjando aquilo que tem medo de aceitar. Não conheço nada sobre esse assunto.

27 – C.S.D. – Sim. Tenho uma ideia do que seja a forjação mental, porém ainda não sei bem distinguir uma da outra, estou estudando com as vivências o que seja a diferença, exatamente para não ficar escravos dela.

27 – M.M.O. – Sim. A forjação mental é um realidade inventada, criada, na qual a mente do autor, tem plena convicção que sua criação é real, criando toda uma história em volta de sí próprio. No qual atua de forma, que quem assiste ou participa, tem a impressão de ser uma verdade, até questionar e averiguar, que os fatos não passam de mera forjação mental. Um exemplo são esses indivíduos que se dizem: “pai de santo’, “mãe de santo” da Umbanda ou Candomblé, que fazem todo um teatro de incorporações, agindo puramente por forjação mental.

27 – C.A.G. – Sim. Gostaria de saber até que ponto a mente o ego consegue nos tapear.

27 – E.M. – Sim. Creio que seja uma das forças em que a psique se manifesta podendo materializar as imagens que projetamos em nossa mente. Podemos, através dela, criar uma situação ilusória e recebê-las como verdadeiras.

27 – A.N. – Sim. Acredito que quando a pessoa se sente frustrada com alguma situação em sua vida, e não consegue superar, como uma forma de desespero e para sanar o problema, sua mente cria uma ilusão, uma situação (ou mesmo outra personalidade) que não é real e acredita nela, acredita que aquela criação mental é real e vive essa ilusão.

27 – M.F.G. – Sim. Por que o Padrinho Gideon me falou e me mostrou o que é isso. Através dos trabalhos com ayahuasca, pude presenciar isso e inclusive a minha própria mente criando tais farsas. Forjações mentais e psicológicas são mentiras criadas pela mente racional para lhe dominar. Fazendo-te acreditar em algo ou alguém que você não é. Por exemplo: uma reencarnação de João Batista ou Maria (mãe do MESTRE JESUS). Todas aquelas movimentações, batidas no peito, mudar o modo de falar e andar, acredito ser o ego querendo chamar a atenção para si. Querendo que os outros vejam como você está evoluído espiritualmente ao ponto de incorporar um espírito muito velho e de luz. Por que assim aqueles que acreditam nisso irão te respeitar. Mas eu gostaria de saber mais a fundo sobre este tema.

27 – R.R. – Não. Não tenho conhecimento e estaria disposto a estudar sim.

27 – V.L. – Não. Não tenho nenhum conhecimento sobre o assunto forjações mentais e psicológicas estou disposta a constatar sobre o assunto.

27 – J.J. – Sim, quero a verdade, se é que ela existe.

27 – I.T. – Sim. Porque esse é o caminho.

27 – J.A. Não. Não tenho conhecimento sobre “Forjações mentais e Psicológicas” estou disposto a conhecer profundamente.

27 – F.G. – Sim. Nunca cheguei a pesquisar a fundo, mas já tive algumas compreensões sobre criarmos nosso próprio mundo, e de fato acredito que cada um vê o mundo a seus olhos, mas existem casos onde a pessoa realmente está viajando na maionese, por medo de encarar alguma realidade ou situação.

27 – A.S. – Não. Mas vou investigar!

27 – M.A.T. – Sim. Meu conhecimento ainda é pequeno sobre o assunto pouco sei, mas quero aprender e aprenderei mais sobre isso.

27 – M.C. – Sim. Estou na busca.

27 – R.M. – Sim. Benefícios próprios para ganhar dinheiro, e jogos de palavras e manipulação.

27 – F.L.B. – Não. Não com esse nome. Acredito na panaceia do ego.

27 – B.C. – Sim. Posso pesquisar para conhecer mais, e ver os grandes absurdos que já acorreram.

27 – H.J. – Sim. Como buscador espiritual que sou, tenho e estou disposto a pesquisar profundamente sobre ela, para constatar cientificamente até onde elas podem chegar. Acredito que somos constituídos de inúmeras consciências egóicas. E já percebi que algumas fazem de tudo para enganar a nós mesmos.

27 – M.S. – Não. Não sei o que é, mas estou disposto a saber e a pesquisar.

27 – P.E.D. – Sim. Em toda a história do Espiritismo houve infinitas fraudes. Sempre estou disposto a investigar e constatar.

27 – M.F. – Sim.

27 – S.G. – Não. Não conheço sobre o  tema, ao menos como foi proposto.

27 – I.P. – Sim.  Estou disposta a entender cada vez mais, porque sempre tive interesse em entender como funciona nossa mente.

27 – C.C.A.A. – Sim, tenho conhecimento, mas gastar meu tempo para saber se uma pessoa pode estar falando a verdade ou não sobre seus poderem paranormais. Para que estas pessoas têm estes poderes? Que diferença faz em minha vida? Se eu tivesse tais poderes psíquicos seria para fazer circo? Onde posso evoluir tendo poderes ou mesmo sabendo se a pessoa tem capacidade de fazer circo para os outros. Nada disso contribui para a evolução das pessoas. Prefiro pesquisar sobre assuntos sobre o bem, o belo e o justo das verdades de Deus.

27 – M.C.Q. – Sim. A elucidação de tais fenômenos é de nosso total interesse.

27 – A.C.Z. – Sim. Melhor resposta do próprio Dr Celso. Então, como é que as pessoas podem evitar aspectos de forjação mental? Quando forem realmente livres. Assim, não forjarão o que têm medo de aceitar. Dr. Celso Charuri

27 – R.S.S.S. – Sim. É algo que ainda vou fazer: pesquisar e principalmente questionar estes forjadores mentais. Por que como já citei acima nunca acreditei.

Compartilhar

Veja Também

INVESTIGAÇÃO DA REVISTA SUPER INTERESSANTE

Nunca tinha procurado saber fosse o que fosse sobre um dos espíritas mais falados de …