Respostas de Inúmeras Pessoas – Questão 35

35 – Acredita que iluminação é consciência, é compreensão, é lucidez? ( ) Sim ( ) Não – Por que desta sua resposta?

 

35 – M.N. – Sim. Acredito que existem níveis de iluminação, que aumentam conforme a capacidade de manifestar a Mente de Deus e manter um elevado estado de consciência por muitos momentos presentes, níveis proporcionais à compreensão da teia da vida, das verdades, das leis e da sincronicidade do Universo, níveis que variam de acordo com a lucidez para enxergar com clareza por trás do “véu da ilusão” e perceber as movimentações energéticas da natureza e interagir com elas.

35 – M.R. – Sim, quando uma luz é acesa no meio da escuridão, ela clareia tudo e é possível enxergar o que há ao redor, nada fica oculto. Portanto, iluminação é consciência, compreensão e lucidez.

35 – D.T.S – Sim, totalmente. Se tem algo que a meditação me ensinou é exatamente isso. E novamente, a bíblia, as igrejas, chico Xavier, padrinho Sebastião, mestre Samael e mestre Gabriel demonstram claramente o oposto à consciência, compreensão e lucidez.

35 – R. – Sim, isso tudo anda junto, não pode ser desvinculado.

35 – T.G. – Sim. Acredito que isso seja o real sentido da iluminação.

35 – B.Z. – Tenho total certeza disso, iluminação é autoconsciência.

35 – M.N. – Sim. Acredito que iluminação também seja consciência, compreensão, lucidez, assim como um conjunto de outras qualidades.

35 – R.V. – Sim, acredito sim. Por isso sei que estou longe de despertar.

35 – B.D. – Sim. Acredito sim que consciência é um todo, um todo capaz de ser lúcido tendo a compreensão de todos somos um, já é um grande caminho para a iluminação.

35 – C.S.D. – Sim. Acredito que iluminação seja uma consciência muito mais ampla, total compreensão de tudo ou quase tudo, e lucidez sim, percepção.

35 – M.M.O. – Sim. Uma Mente Iluminada tem consciência, compreensão e total lucidez das verdades espirituais, e testifica em obras sua fé, nos ensinos da prática da Meditação, e o silêncio da mente que é o Único caminho que leva a Deus.

35 – C.A.G. – Sim. Acredito Sim. E ainda acredito que é muito simples alcançá-la, é apenas um ponto de vista… uma percepção é como apenas voltar os olhos a um ponto que ainda não nos direcionamos… mas que na hora certa virá, sem luta, sem obstáculos… Basta apenas querer e seguir pelo caminho atentando-se para não se desviar e tudo fluirá com leveza para a iluminação.

35 – E.M. – Sim. A terminologia que define o significado da palavra consciência nos dicionários aponta para várias vertentes mais ligadas ao convívio social. O que sinto é mais profundo. Consciência é compressão lúcida! É a Ciência imparcial e voltada para a busca. Um Ser Iluminado É um Ser Consciente! Desperto! Sábio!

35 – A.N. – Sim, acredito que a iluminação acontece quando a mente racional cede devido a força e decisão da Mente Intuitiva, quando a mente racional compreende e aceita a condução pela Mente Intuitiva, atua como sendo a ferramenta e não o condutor. Acredito que a partir daí a compreensão se torna muito maior e a mente racional se torna iluminada, consciente.

35 – M.F.G. – Sim. Por que somos consciência. Quando se compreende isso e conseguimos despertá-la, as escolhas serão feitas repletas de lucidez. Mas para isso é necessário que haja uma expansão permanente da consciência, passando assim a compreender  o que há por de traz de cada movimento da vida, fazendo com que seus pensamentos, palavras e atos sejam claros. Vejo que a iluminação se atinge na simplicidade observando quem já subiu este degrau e outros a mais. Bom, é assim que eu imagino que seja. Só poderei responder com toda convicção quando eu subir este degrau de verdade.

35 – R.R. – Sim. Hoje sinto verdadeiramente que é isto mesmo. Apesar dos defeitos que carrego. Sou grato ao Pai por ter conseguido melhorar um pouco nos últimos anos essas virtudes.

35 – V.L. – Sim. Iluminação acontece justamente por serem desapegados de vaidade e totalmente lúcidos.

35 – J.J. – Sim, Se estar iluminado é estar em Deus e Ele é essas coisas, justifica-se.

35 – I.T. – Sim.

35 – J.A. – Não. Cada coisa no seu lugar.

35 – F.G. – Sim. Acredito que se iluminar é estar totalmente consciente, livre de todos os apegos e ser uno com Deus e, portanto ser Ele de forma totalmente consciente. Certo ou não, é o que acredito.

35 – A.S. – Sim. Por que do contrário não seria iluminação!

35 – M.A.T. – Sim. Porque essa é a essência de Deus.

35 – M.C. – Sim. Iluminar é estar consciente do Divino.

35 – R.M. – Sim. Somente uma mente saudável livre de alucinações consegue a iluminação verdadeira.

35 – F.L.B. – Sim. Acredito que essa consciência, compreensão e lucidez se galga no Caminho, mas ela possa de fato se concretizar em proporção que se deixa o ego para trás.

35 – B.C. – Sim. É atingir o relembrar suficiente.

35 – H.J. – Sim. Ter consciência do amor Divino terá a compreensão e lucidez para alcançar a iluminação.

35 – M.S. – Sim. Claro, consciência total.

35 – P.E.D. – Sim. Iluminação como o nome diz é Luz, verdade, ação e amor.

35 – M.F. – Sim.

35 – S.G. – Sim. A iluminação condiz com a expansão da mente, a lucidez da realidade.

35 – I.P. – Sim. Porque é a essência do divino.

35 – C.C.A.A. – Sim, pode até ter coisas a mais, mas minha limitação espiritual não me permite afirmar com certeza se existem só estes adjetivos.

35 – L.A.P. – Sim. O aumento gradativo dessas três coisas durante as experiências de um ser correspondem à ascensão nos degraus da iluminação.

35 – M.C.Q. – Sim. É resultado do despertar da consciência para a nossa verdadeira natureza cósmica.

35 – A.C.Z. – Sim. O Caminho e a Verdade.

35 – R.S.S.S. – Sim. Não tenho dúvidas, quanto mais consciência mais se vai atingindo lucidez, iluminando a escuridão da inconsciência. Este é o processo da individuação, que é dolorido, mas que é inevitável todos passarão por ele cada um é claro, em seu tempo.

Compartilhar

Veja Também

INVESTIGAÇÃO DA REVISTA SUPER INTERESSANTE

Nunca tinha procurado saber fosse o que fosse sobre um dos espíritas mais falados de …