Respostas de Inúmeras Pessoas – Questão 48

48 – Acreditaria se alguém lhe dissesse que Martinho Lutero não somente suicidou-se, como também deixou registros sobre si de coisas como: ”Eu aqui me encontro insensato, e endurecido, ocioso e bêbado de manhã à noite… Em suma, eu que devia ter fervor de espírito, tenho fervor da carne, da lascívia, da preguiça e da sonolência” Que ao falar sobre Jesus Cristo, afirma que “cometeu adultério com a samaritana no poço de Jacó, com a mulher adúltera que perdoou…, e com Madalena…”. “Certamente Deus é muito grande e poderoso, bom e misericordioso…, mas é muito estúpido; é um tirano”… Acreditaria? ( ) Sim ( ) Não – Porque desta sua resposta?

48 – M.N. – Sim. Tendo em visto as obras que deixou, acredito que Lutero possa ter feito tais afirmações.

48 – M.R. – Sim. Acredito. Pesquisei na internet e existem livros sérios, acadêmicos mesmo, de pesquisas realizadas sobre a vida de Martinho Lutero que apontam tais coisas.

48 – D.T.S – Sim, ele escreveu tudo isto. Uma pesquisa sobre e se encontra tudo.

48 – R. – Não. Desconheço tal fato.

48 – T.G. – Não. Acredito que seja uma pessoa totalmente equivocada.

48 – B.Z. – Sim. Tudo isto está registrado na história sobre ele. Tudo isto que foi mostrado, são fatos!

48 – M.N.N. – Sim. Acredito que poderia sim ter Martinho Lutero ter feito tais afirmações e atos. Como um homem encarnado e com livre arbítrio, fez escolhas que funcionaram e outras não.

48 – R.V. – Sim, consta nos registros da história dele.

48 – B.D. – Não. Para mim tudo isso foge completamente do contexto de que Deus é absoluto e supremo. Não consigo ver Deus como um tirano vaidoso.

48 – C.S.C. – Sim. Acredito sim ser possível, para alguém que ajudou a aprisionar mentes, como não seria a mente dele próprio?

48 – M.M.O. – Não. Pois ele morreu de apoplexia (AVC), em 1546.

48 – C.A.G. – Sim e Não. Acreditaria dependendo da fonte.

48 – E.M. – Não. Porque é um provável fim de alguém que jamais sentiu Cristo. Alguém que se baseia somente no que lê e usa isso para beneficiar-se, só pode cair na insanidade. Decorar a Bíblia é perturbador até para quem somente quer utilizá-la para dominar o “outro”.

48 – A.N. – Sim, pois Martinho Lutero se baseia na bíblia para difundir suas ideias, só poderia acabar perdido.

48 – M.F.G. – Não. Coloquei não como resposta, porque realmente não tenho conhecimento sobre as obras de Lutero. Mas acredito que uma pessoa que se suicida e deixa relatado o que está na questão acima, não pode ser tida como enviada por DEUS.

48 – R.R. – Não. Mais um do mundo que fala do que não conhece. Deve ter se suicidado porque não aguentou o peso na consciência das mentiras que pregou e não teve coragem pra desmentir. Culpa.

48 – V.L. – Sim. Porque Deus é misericordioso.

48 – J.J. – Não. Preciso de provas para tirar conclusões, boas fontes, etc.

48 – I.T. – Sim. Porque as religiões são capazes de levar as pessoas a esse tipo de demência.

48 – J.A. – Sim. No absoluto a pessoa e livre para escolher a experiência.

48 – F.G. – Sim. Dependendo da fonte, sim, acreditaria, embora não fizesse diferença alguma para minha caminhada espiritual.

48 – A.S. – Sim. Acredito, o mundo está cheio de falsos profetas.

48 – M.A.T. – Sim. Isso é possível, mas confesso que não sei nada a esse respeito. Não li, nem me falaram sobre esse assunto. Irei procurar mais informações.

48 – M.C. – Sim. Sendo Humanos, estamos propensos a momentos de ilusão.

48 – R.M. – Sim. Porque isso faz parte da forma maluca de pensar dos falsos profetas.

48 – F.L.B. – Não. Vemos claramente seres derrotados pelo ego, claramente!

48 – B.C. – Não. Ele não conhece o absolutismo de Deus.

48 – H.J. – Sim. Porque são alusões de quem não anda na luz.

48 – M.S. – Não. Não faz sentido algum pra mim.

48 – P.E.D. – Sim, acredito, ele foi um homem equivocado com a verdade universal verdadeira.

48 – M.F. – Não.

48 – S.G. – Sim. Não conheço tais relatos mas acho que são dignos de uma pessoa doente, deprimida e compatível com a mente de um suicida.

48 – I.P. – Acredito que tenha sido escrito por alguém para mostrar que era insano e que nada de seus questionamentos eram verdadeiros. Acho que foi para desmerecê-lo e continuar o poder e domínios sobre as pessoas.

48 – C.C.A.A. – Sim, acredito. Mas não me incomodo com isso. Todos os homens erram. Martinho Lutero é um Ser humano e pode falhar.

48 – L.A.P. – Sim. É possível, mas desconheço este fato.

48 – M.C.Q. – Sim. Martinho Lutero, assim como tantos outros que a história nos mostra, embora tenha sido um opositor ao catolicismo da época, foi conhecido pelo seu sectarismo religioso, intolerância e acreditava que a Bíblia era um livro Divino, fonte dos conhecimentos para a salvação. Seus dizeres, citados na pergunta não nos impressiona, uma vez que esta personalidade estava à mercê da auto ilusão de seu ego, resultado de sua formação, ou programação, cultural e intelectual.

48 – A.C.Z. – Sim. Reflexo de sua obra.

48 – R.S.S.S. – Sim. Acredito mesmo por que naquele século e em muitos outros que se sucederam, estes “camaradas” com “poderes” dados por suas ceitas, o que mais se fazia era exatamente isto: bebedeiras, promiscuidades, e muitas tantas barbáries. Mais um delirante na história da humanidade.

Compartilhar

Veja Também

INVESTIGAÇÃO DA REVISTA SUPER INTERESSANTE

Nunca tinha procurado saber fosse o que fosse sobre um dos espíritas mais falados de …