Arroz Cozido

ARROZ COZIDO

(Milena N.)
Ingredientes:
– 01 xícara de arroz branco ou integral (essa medida serve de 03 a 04 pessoas) – Água
– Sal a gosto
– Óleo vegetal ou azeite de oliva extra virgem
– 01 colher (café) de vinagre branco

Preparo:
Retire do arroz resíduos de casca, pedrinhas etc. Depois, você precisa lavar o arroz, para tirar os resíduos de coisas ruins e anti-higiênicas que ficaram nos grãos durante a plantação e a colheita. Para lavar, você só precisa colocar o arroz no escorredor de arroz (aquele pote cheio de furinhos que são para escorrer a água), lavar e deixar a água escorrendo até que seque o seu arroz. Esquente o óleo e acrescente o arroz sequinho e frite-o mexendo até ele estar completamente envolvido pelo azeite.

Agora vamos para um ponto importante: a água! É importante medir a quantidade de arroz que você colocou para medir a quantidade de água e para acrescentá-la no arroz ela deve estar fervente. Lembrar também de colocar o sal e o vinagre em seguida.
Para o arroz branco, a quantidade certa de água é o dobro da quantidade de arroz, então, se você colocou um copo de arroz, por exemplo, pode colocar dois do mesmo copo de água, se colocou dois copos de arroz, são quatro copos de água.
Para o arroz integral: a média de água é de três xícaras de água para uma de arroz. É importante sempre verificar se o grão está completamente cozido antes de desligar o fogo.

Cozinhe o arroz com a tampa da panela semiaberta. Para saber se está na hora de desligar o fogo verifique se o arroz encontra-se no ponto desejado. Para isso, prove um pouco, se estiver ainda durinho e toda água da panela estiver evaporado, acrescente um pouquinho de água e tampe por completo a panela. Espere alguns minutos e verifique novamente, caso seja necessário repita a operação! (O tempo de preparo do arroz integral é bem maior que a do branco).
Quando o arroz estiver no ponto e a água tiver evaporado por completo, desligue o fogo e tampe a panela até a hora de servir. Com um garfo vá soltando o arroz e colocando em outro recipiente.

Dicas: Se quiser um arroz temperado pode acrescentar no refogado cebolinha, alho poró, salsa, nirá, milho verde, azeitonas, alcaparras ou qualquer outro tempero a gosto. O vinagre na receita ajuda o arroz ficar soltinho. Essa receita é muito boa para as (os) inexperientes na cozinha.

Veja Também

Congelamento de Ervas para Conservação

As vezes não utilizamos todos aqueles ramos de ervas fresquinhas, que compramos para determinadas receitas. …