Combinação de Alimentos

A combinação de alimentos é um modo de comer que nos permite uma digestão mais fácil e um mínimo de conflitos digestivos. Funciona assim: todos os alimentos levam um certo tempo para digerir. Comendo alimentos semelhantes com tempos digestivos semelhantes ajudamos o corpo a digerir refeições mais facilmente e melhor absorver seus nutrientes; é dito que estes alimentos combinam bem. Por exemplo, melancia leva aproximadamente uma hora para digerir; amêndoas podem levar cinco horas. Devido a isso, não é boa ideia comer melancia e amêndoas na mesma refeição, essa é uma combinação pobre. Comer demasiadas refeições desta forma pode causar prisão de ventre (obstipação), provocando inchaço e gases, o que pode conduzir a situações mais sérias.

Como existem tipos diferentes de alimentos crus, cada com seu tempo digestivo diferente, seu corpo terá que trabalhar mais arduamente para digerir alimentos com combinações pobres. O ideal é que seu corpo gaste o mínimo de energia necessária na digestão. Em geral, ajuda comer comidas líquidas com outras comidas líquidas e comidas densas com outras comidas densas.

Segue a tabela de combinação de alimentos:

Lembrar que:

 

Limão e Tamarindo – Frutas super cítricas (05 a 08% de ácido cítrico), mas que se tornam neutralizantes durante seu consumo (cruas). Portanto, combinam com todos os alimentos, com função terapêutica (mineralização, alcalinização, desintoxicação etc.) quando integradas com os de origem vegetal e somente facilitação digestiva quando integradas com os de origem animal.

 

Sementes das frutas oleaginosas hidratadas – Com o processo da hidratação estas sementes tornam-se neutras. Percebam a magia: combinam com todos os alimentos. Combinam bem com frutas e ervas.

 

Sementes de cereais hidratadas – Por serem amiláceas, mesmo hidratadas ainda podem causar atraso digestivo (fermentações e gases) se combinadas com frutas. Liberadas para consumir com ervas e especiarias.

 

Hortaliças – As verduras, legumes, raízes, flores e ervas combinam-se entre si. Abacate, maçã e limão são as frutas que melhor acompanham as hortaliças.

 

Frutas Doces – Banana, caqui, figo, jaca, tâmara, uva moscatel, fruta do conde e frutas secas em geral, combinam-se entre si.

 

Frutas Cítricas e Sub-cítricas – Maçã, uva, pêra, ameixa, abacaxi, tangerina, laranja, manga, graviola, maracujá, goiaba e kiwi são exemplos de frutas que se combinam entre si.

 

Frutas Neutras – Abacate, mamão e limão são frutas que combinam com todas as outras frutas.

 

Melão e Melancia – Devem ser consumidos sozinhos, exceção para com o limão ou ervas digestivas como o hortelã e o funcho.

 

Dica: para as sementes, frutas desidratadas e castanhas o ideal é lavar bem e hidratar antes de consumir. Ao deixá-las submersas em água de 03 a 08 horas são liberadas toxinas que dificultariam a digestão ou causariam algum tipo de intoxicação. É necessário jogar fora a água que os grãos ou frutos ficaram de molho.

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