Como Meditar – Técnicas de Meditação

Para meditar é preciso revestir-se de vontade e coragem. Ao fazer a sua meditação, mantenha-se com a coluna ereta, a mente e o corpo relaxados e no momento presente, pois é no momento presente onde vive o guerreiro.

Pratique a Meditação por no mínimo 30 minutos por dia, todos os dias – se preferir faça uma Meditação Guiada, com as técnicas e áudios disponíveis em nosso site.

Local

Deste modo, escolha um local harmônico – sugerimos ser em um lugar com cores claras, ao fundo um som bem baixinho, músicas que favoreçam a introspecção, um “cantinho” que te deixe confortável, positivo, coberto de seriedade e respeito, podendo ser também ao ar livre com a sinfonia de uma natureza agradável – porém, em qualquer lugar que escolher, importante também não ser interrompido.

Posição do Corpo

Escolhido o local, permaneça em uma posição que mais te conforte para a prática da meditação, qual seja em um banquinho japonês, em posição de flor de lótus, ou em uma cadeira – onde essa última, sugerimos ser a mais adequada.

Seja qual for a posição que escolher, mantenha a coluna ereta, pois tal posição funciona como uma “antena”, fazendo a conexão necessária para o estado meditativo, sendo imprescindível evitar posições que possam gerar tensão, desconforto e movimentação. Saiba filho (a), que na meditação não há: pensamento/fala, movimentação, sensação e emoção alguma.

Mediante essas dicas, relaxe a sua mente e seu corpo, com algumas técnicas que o ajudarão nesse sentido:

Primeira Técnica:

Essa primeira técnica é muito eficaz, colocando em um estado profundo de relaxamento do corpo e da mente.

Conhecida como Exercício de Alfa Profundo, o intuito é anular gradualmente as sensações do corpo, relaxando parte a parte, e após, relaxando a mente até um estado profundo de consciência.

Para inicial o exercício, assente confortavelmente com a coluna ereta, com as mãos sobrepostas aos joelhos e de olhos fechados.

Respire lenta e profundamente 3 vezes…

Agora mentalmente visualize os números, e relaxe por completo as partes do corpo nessa sequencia:

  • 10 – Cabeça
  • 09 – Pescoço
  • 08 – Ombros
  • 07 – Braço esquerdo
  • 06 – Braço direito
  • 05 – Abdome

OBS: Neste estágio da contagem, sinta como tua respiração está calma, e teu coração pulsa suave.

  • 04 – Perna esquerda
  • 03 – Perna direita
  • 02 – Pé esquerdo
  • 01 – Pé direito
  • 00 – A contagem de zero, você não sentirá mais as tuas pernas

Eleve agora a tua consciência para dentro de tua cabeça. Veja o teu cérebro com milhares de pequenas luzinhas azuis.

Então passe a contar de 05 a 01, e a medida que for fazendo a contagem, veja as tais luzinhas se apagarem, de forma que ao chegar ao número “01” todas as luzes estarão apagadas.

De agora em diante, concentre-se na tua respiração até que com a prática, teus pensamentos cessarão e tudo começará a acontecer, seja qual técnica você escolher.

Segunda Técnica:

Preste atenção na sua respiração, deixe-a fluir naturalmente, sem esforço, apenas 0bserve o “ar que entra e o ar que sai” de suas narinas.

Quando vier indagações, questionamentos, pensamentos, volte o seu foco em ”observar a tua respiração”.

Perceberá que fazendo este exercício, ficará cada vez mais fácil observar sem questionar, que seus pensamentos vão cessando e que a “falação” de sua mente vai silenciando.

Durante o exercício, perceberá que cada vez mais sua respiração vai diminuindo, ficando mais leve… e entre as sobrancelhas perceberá uma pulsação rítmica semelhante a um pequeno coraçãozinho batendo.

A partir dai, findando os pensamentos, uma energia cósmica fluirá através e para dentro de você, onde se “pensar” o fluxo é cortado, ao passo que, exercitando a ”observação na respiração”, tudo volta a acontecer e fluir novamente.

Disciplina e Comprometimento

Pratique a meditação todos os dias, ao menos 30 minutos por dia, e com o tempo vá aumentando os minutos, gradativamente.

Escolha um horário fixo, seja ao se levantar pela manhã, a noite antes de dormir, ou em algum momento do seu dia, qual você sabe que não irá falhar e faça assim por 30 dias seguidos.

Insista e persista, não falte e lembre-se da disciplina, porque tal comprometimento te permite o domínio da mente racional, te conduzindo para o intuitivo.

Agindo assim, querido(a), conquistará O PRESENTE tão almejado do seu esforço dispendido, dissolverá todos os grilhões do medo e conseguirá o esperado contato com a Mente Universal, com Deus, relembrando o seu natural estado de FELICIDADE !

Fontes:

Curso de Meditação Profunda:

Palestras

Meditação e os segredos da Mente:

Compartilhar

Veja Também

Meditação e os Segredos da Mente

Vou te lembrar de alguns segredinhos meu filho, a capacidade de pensar é somente uma …