Calêndula, Malmequer

As calêndulas são originárias da Europa meridional. São cultivadas atualmente como planta ornamental e medicinal. Neste último domínio, são preferidas as variedades de capítulo denso, cor de laranja menos intenso, contendo uma elevada taxa de substâncias ativas.

Calendula officinalis L.

Calendula officinalisPlanta anual cultivada desde a Idade Média, pelas suas qualidades ornamentais: os seus maravilhosos capítulos cor de laranja-vivo desabrocham continuamente desde o Verão até ao Outono. As folhas inferiores são espatuladas, as caulinares lanceoladas, sésseis e alternas. Os capítulos terminais são compostos de flores tubulosas estéreis e de flores liguladas férteis. O fruto é um aquênio curvo coberto de asperidades (em baixo à direita).

São colhidos os capítulos inteiros ou apenas as lígulas. A colheita faz-se manualmente, com tempo soalheiro, e as flores são secadas sobre grades de canas, à sombra, num local bem arejado, à temperatura máxima de 35°C. Contêm uma calendulassaponina-ácido-triterpenóide, outros glicosídeos ou calendulosídeos, sucos amargos e um óleo essencial. São usadas para estimular a atividade hepática, a secreção biliar e também para atenuar os espasmos gástricos ou intestinais. Os seus efeitos são, portanto, espasmolíticos e colagogos. Em aplicações externas, a decocção, a tintura ou a pomada de calêndulas é aconselhada para as feridas rebeldes, escaras, úlceras nas pernas, inflamações purulentas e erupções cutâneas. A indústria cosmética emprega as calêndulas para amaciar a pele, para banhos e aplicações locais, pois são um excelente cicatrizante. A cor viva alaranjada das pétalas secas é muitas vezes aproveitada para melhorar o aspecto de outras substâncias medicinais.

Indicações e Usos: Antialérgica, cicatrizante, refrescante, anti-inflamatória, bactericida e anti-fúngica, esta planta age contra acne, pele seca, feridas e queimaduras. Também empregada como mecanismo auxiliar regulador do ciclo menstrual e calmante de seus sintomas dolorosos (propriedades anti-espasmódicas). Externamente, sob a forma de pomadas, atua com eficácia em contusões, feridas, queimaduras, frieiras, etc. Após a extração dentária, usa-se sob a forma de bochechos. Na indústria cosmética, é utilizada na composição de xampus, cremes e sabonetes, e na indústria alimentícia, como corante natural.

Há registros da calêndula ter sido usada por médicos em campos de batalha, para tratar soldados feridos.

Compartilhar

Veja Também

Chacrona – Psychotria Viridis

Chacrona é um arbusto nativo da região Amazônica, conhecida também como Rainha, Chacruna e Kawa. …