Erva-de-são-roberto

O gênero Geranium consta de cerca de 300 espécies perenais, algumas anuais e sub-arbustos, amplamente distribuídos pelas regiões temperadas. Os gerânios são populares plantas de jardinagem, com folhas atraentes e pequenas e delicadas flores venosas, que crescem por um longo período de tempo. Os pelargônios, plantas próximas relacionadas, também são popularmente conhecidos como “gerânios”, mas têm usos diferentes.

Geranium robertianum L.

Geranium robertianum Geranium robertianum é uma planta herbácea anual a bienal, dotada de um caule viloso, ramificado, apresentando folhas alternas, compostas, trímeras. A base do pecíolo é intumescida. As flores, de um vermelho-violáceo, são sustentadas, geralmente aos pares, por longos pedúnculos. Depois de caírem as flores, estas cedem lugar a frutos deiscentes munidos de excrescências em forma de bico. Toda a planta é densamente vilosa, avermelhada e malcheirosa quando esfregada. Cresce em todo o mundo, sobretudo nos silvados, ao longo das sebes e na floresta.

Colhe-se o caule com folhas, na altura da floração plena, de preferência com luvas, pois o suco pode ser vesicante. Seca-se à sombra, num local bem arejado, ou num secador, a 35°C no máximo. As partes ativas contêm óleos essenciais, taninos e uma substância amarga, a geranina. Devido aos seus efeitos adstringentes e diuréticos, a erva-de-são-roberto é utilizada pelos ervanários: usa-se como hemostático (hemorragias pulmonares e nasais) e para tratar diarreias rebeldes. Aplica-se também no tratamento de cálculos urinários e renais (cuja dissolução é facilitada), assim como produto diurético. Prepara-se uma maceração a frio, cuja dose é de duas colheres de café, deixando macerar durante 8 horas e consumindo durante o dia. Para o tratamento das doenças da pele, dermatites, eczemas supurantes, úlceras e inflamações diversas, utilizam-se compressas ou unguentos. A decocção de erva-de-são-roberto é eficaz como gargarejo, no tratamento de anginas.

Compartilhar

Veja Também

Chacrona – Psychotria Viridis

Chacrona é um arbusto nativo da região Amazônica, conhecida também como Rainha, Chacruna e Kawa. …