Herbário

Sénecio

Senecio vulgaris L.

Senecio vulgarisOs Senecionídeos, que são um dos doze grupos das compostas tubulifloras, se dividem, em 40 gêneros cujo mais rico, é o dos Senecios (1300 espécies). Encontramos plantas herbáceas, pequenos arbustos, plantas trepadeiras e algumas pequenas árvores. Eles povoam os montes e as estepes, sobretudo na África. Entre eles, o Senecio vulgaris da Europa é uma erva daninha na agricultura. Esta planta não é bonita, mas é dotada de uma incrível vitalidade e de um poder de multiplicação enorme, o que a faz estar disseminada por todo o globo terrestre. Desafiando lugar e estação, o Senecio comum floresce e frutifica desde o começo da primavera até o fim do outono, e mesmo em pleno inverno, quando ele não é muito rigoroso. Uma geração sucede a outra.

Ele não se enraiza profundamente, forma rapidamente sementes, e endireita logo seu caule avermelhado; ele forma algumas folhas alongadas, denteadas, um pouco carnudas, diferentes do caule, e uma inflorescência ramificada; seus capítulos não são muito imponentes, contendo flores em tubo, tendo renunciado a qualquer beleza exterior, a toda irradiação, e dão origem a aquênios rodeados de pelos, que o vento carrega.

Encontramos nessa planta muito fósforo e alguns alcaloides (senecionina, senecina), o que não deve surpreender numa planta que se dedica quase que somente a florescer. Como remédio, ela age sobre a região abdominal e notadamente sexual; um pouco como o ergot do centeio sobre o útero, ela favorece a menstruação; no polo oposto, essa planta diminui os sangramentos do nariz e mesmo as hemorragias pulmonares.

Gideon dos Lakotas

Fundador e idealizador da obra Céu Nossa Senhora da Conceição, materializou esta maravilhosa obra que trouxe tantos benefícios para a humanidade.
Botão Voltar ao topo