Maracá

O maracá é um instrumento musical utilizado por diversas culturas indígenas e afro brasileiras, como um instrumento de poder, e difundido por tantas outras no mundo. A palavra maracá, tem sua origem na expressão tupi mbara’ká.

Ele é feito a partir da cabaça (fruto de uma planta da família das cucurbitáceas, com formato oval, parecido com uma pera), e dentro desta cabaça são introduzidos miçangas, sementes, cristais, onde serão estes materiais que darão base para a sonoridade do maracá. Para ornamentar o instrumento, utilizam-se penas, pinturas e pirogravuras em torno dele.

Quanto aos sons emanados dos maracás, são distintos um dos outros, isso porque dependem dos tipos de sementes, miçangas e das cabaças utilizadas para a confecção dos instrumentos. O maracá é considerado um instrumento idiofone, ou seja, o som é emitido através de sua própria vibração, não precisando de tensão para a produção do som

A prática de tocar maracá, está ligada a ritos religiosos e invocações guerreiras. No Xamanismo, é um instrumento utilizado pelos ou pelas Xamãs, para elevar a vibração dos que se encontram enfermos, depressivos, angustiados. Servem inclusive, para limpar e purificar o ambiente e a aura dos seres com o seu toque.

 

Acredita-se que na mitologia nhadeva, utilizado pelo Xamã, ou por quem o toca, o maracá é o que transmite a sabedoria humana através do seu som. Logo, também é tido para os povos da América do Sul, que dentro da cabaça do maracá há nada mais, nada menos que o universo!

Deste modo, Xamãs utilizam o maracá, como instrumentos de poder, para o auxílio do induzimento ao transe, estados alterados de consciência, onde através de tais estados, é alcançado o contato com o Astral e acontece a conexão com o universo mágico do nosso Interior.

Acompanhados em cantos, hinários, atuam como marcadores do tempo e trazem a pulsação das músicas, permitindo maior expansão da consciência durante os Rituais.

Aqui no Centro Espírita Ascensionado Céu Nossa Senhora da Conceição, por diversas vezes, acontece o Ritual de Curas e Bençãos, acompanhado de uma apresentação musical, onde é tocado ao vivo, o Hinário Céu Nossa Senhora da Conceição, canalizado pelo Xamã Gideon dos Lakotas, e neste, é muito utilizado o maracá, ajudando na conexão, concentração na audição das instruções que nos fornecem os hinos e ampliação consciencial.

Compartilhar

Veja Também

Ritual de Reconhecimento e Invocação dos Animais de Poder – Animais de Força

o xamanismo nos conecta com nossa ancestralidade, nos revela através de arquétipos a consciência de …