Lua de Sangue

A Lua de Sangue ou Lua Vermelha, é conhecida por este nome devido a coloração avermelhada ocorrida durante alguns eclipses lunar. Esse fenômeno pode ser observado a olho nu e acontece nos eclipses Lunares totais, do qual ocorre o alinhamento entre o sol, a terra e a lua.

Nosso planeta nesse alinhamento perfeito, fica entre o sol e a lua, bloqueando a passagem da luz solar, ocorrendo então a projeção da sombra da terra na lua. Quando esse bloqueio da luz solar é  parcial a sombra projetada é chamada de penumbra, quando é total chamamos a sombra da terra refletida na lua de umbra, é na umbra que a lua recebe a coloração vermelha que chamamos de lua de sangue.

Mas porque enxergamos a Lua Vermelha?

A resposta está na atmosfera da Terra.

Já viu a lua e sol quando estão no horizonte (nascendo ou se pondo), eles além de ficarem bem maiores, também ganham uma coloração avermelhada. Isto ocorre porque a nossa atmosfera age como uma lente filtrando, quebrando e distribuindo os raios solares.

Nossa atmosfera recebe a luz com todas as suas cores juntas, em seguida, como ocorre com um prisma, passa a quebrar a luz branca em várias faixas de cores, e as distribui de forma diferente.

A cor mais difundida é o azul, razão pela qual o nosso céu é azul.

Enquanto o azul é difundido, o vermelho e as corres de baixa frequência são refletidas.

Assim, durante o eclipse total da lua, a luz na cor vermelha consegue passar pela nossa atmosfera  e continua até alcançar a lua, projetando a cor avermelhada.

Compartilhar

Veja Também

Eclipse Lunar – Penumbral – 30 de Novembro de 2020

O ultimo eclipse lunar de 2020 vai ocorrer na madrugada de Segunda-feira – 30 de …