Vega – Lira

Vega é a estrela mais brilhante da constelação de Lira, e representando a águia encima da Lira (um instrumento musical parecido com uma Arpa). A imagem é a representação do desfecho da Mitologia Grega de Orfeu, quando Zeus envia uma águia para pegar a Lira tocada por Orfeu.

O nome Vega vem da contração da expressão árabe  “an-Nasr al-Waqi“, passando posteriormente a “al-Waqi” e finalmente a Wega. Podemos traduzir seu significado como: an-Nasr “águia, abutre” e al-Waqi ‘ “caindo, mergulhando”, assim, significa literalmente “águia mergulhando”.

Constelação de Lira

A estrela é de grande importância para a astronomia moderna devido ao seu brilho forte e muito constante, quase não sofre variações, tornando-se a referencia inicial da magnitude de todas as estrelas do céu. Assim, podemos afirmar que o brilho de qualquer estrela, tem magnitude aparente em comparação a Vega.

Comparação Vera e Sol

Vega é uma estrela muito jovem, com 455 milhões de anos de vida, fica a apenas 25 anos luz da terra, é 3 vezes maior que o Sol mas possui 2,5 vezes a sua maça, porém com 50 vezes o seu brilho, com temperatura de 10.000º Kelvins.

Além de determinar a escala do brilho estrelar, forma o Triangulo Verão, é um grande triangulo formado entre as estrelas Altair da constelação de Águia e Denéb da constelação de Cisne. Esse triangulo é muito visível no hemisfério norte durante o Verão, servindo como uma referencia tanto de navegação quanto para a aeronáutica.

Triângulo de Verão

Para quem acredita que as estrelas são pontos fixos e imutáveis no céu, é hora de mudar este conceito, pois todo o universo está em movimento constante, porém como as distancias são tão vastas em uma escala absurda, só percebemos estas mudanças com imagens antigas, mostrando que nossos antepassados viam constelações ligeiramente diferente de nós.

Vega era há 14.000 anos a nossa estrela Polar, ou seja, uma estrela fixa no céu que não se move, porém com a precessão dos equinócios deixou de ser, e está na atual estrela Polaris,  mas voltará para essa posição dentro de 12.000 anos.

Compartilhar

Veja Também

Oposição de Marte

Marte ganha destaque no Céu Noturno, quando se torna o astro mais brilhante da noite. …