Céu Nossa Senhora da Conceição, "Xamã Gideon dos Lakotas", Formiga – PACIÊNCIA

Formiga - PACIÊNCIAFormiga – PACIÊNCIA
Oh, pequena Formiga… Sua paciência cresce 
Como as areias do tempo. 
Posso aprender a ser como você? 
Ou isto é sublime demais para mim?

A Formiga é capaz de levar uma pesada tolha nas costas por quilômetros a tio, se isto for necessário, e existe uma espécie de Formiga na África que é capaz de devorar porções inteiras de densa mata, pois a estratégia da Formiga é a da paciência. A Formiga é uma construtora, como o Castor, possui a agressividade do Texugo, a vitalidade do Alce, a minúcia do Rato e a generosidade do Peru.

A Formiga possui uma “mente coletiva” e trabalha devotadamente sob as ordens da Formiga Rainha para suprir as necessidades do formigueiro e armazenar víveres para uso futuro. O auto-sacrifício é parte da energia da Formiga, mas sua verdadeira fonte de poder é a paciência.

As pessoas do totem da Formiga possuem um senso comunitário muito desenvolvido e são capazes de prever com grande antecedência as futuras necessidades de suas comunidades. Essas pessoas são metódicas e previdentes como o Esquilo e ficam felizes em acompanhar a progressiva, ainda que lenta, concretização de seus planos, o que constitui uma característica muito rara nas sociedades modernas.

Uma espécie de Formiga do deserto constrói uma cova revestida de uma fina camada de areia no topo de seu formigueiro, esperando pacientemente que algum inseto distraído caia nela. Quando isto ocorre, a desafortunada presa cai diretamente nas garras das empreendedoras Formigas, comprovando que a paciência é uma virtude sempre recompensada.

As pessoas do totem da Formiga geralmente sentem o doce gostinho da vitória que coroa um trabalho bem-feito, e sabem prover-se dos recursos necessários para a concretização de seus propósitos, sempre assentados sobre um meticuloso planejamento.

Se você pertence ao totem da Formiga, você é do tipo que come vagarosa e laboriosamente e tem a firme convicção de que tudo o que é seu virá às suas mãos no momento oportuno. Esta sabedoria funciona, porque demonstra uma fé absoluta na providencia divina.

Se a Formiga apareceu em seu jogo hoje, é sinal de que você precisa demonstrar mais paciência e confiança na solução de alguma pendência, porque talvez você tenha se esquecido de que sempre receberá aquilo de que necessita no momento certo. Se você ainda não consegue entrever a solução de seu problema, será preciso apelar para alguma estratégia e usar seu poder criador durante o inevitável período de espera, seja lá o que for que você estiver esperando.

A Formiga trabalha para o bem do Todo. Você também está fazendo o mesmo? Se estiver, pode ter certeza de que o Todo também deseja a você o mesmo bem que você almeja para ele, e ele certamente saberá prover as suas necessidades.