Canopus – Quilha

Canopus é a segunda estrela mais brilhante do céu noturno. Fica na constelação de Quilha, ou Carina, onde representa a parte do barco onde se corta as águas.

Canopus é uma derivação da expressão egípicia “Kahi Nub” que significa “Terra dourada”, sendo o nome dado a um antigo porto localizado na foz do rio Nilo.

Não se sabe se o nome Canopus foi atribuído á estrela pela importância do porto egípicio, ou se derivou da mitologia grega.

Na lenda da Guerra de Troia, Canopus é o nome do Navarco (Capitão do navio) de Menelau em sua expedição para reaver Helena de Troia depois dela ter sido levada por Páris. Assim, a estrela foi nomeada em homenagem ao grande capitão, já que a constelação de Carina faz parte da gigantesca constelação de Argo Navis, que representava o navio utilizado por Jasão e os Argonautas (também da mitologia Grega).

Canopus esta á 310 anos luz da terra, é uma estrela supergigante de cor branco-amarelado, e apesar de ser 71 vezes maior que o nosso sol, tem apenas 8 vezes a sua massa, e é extremamente luminosa, um absurdo de 10.700 (dez mil e setecentas) vezes a luminosidade do nosso sol, com temperatura de 7.300º Kelvins.

A estrela serviu como indicador do Polo Sul para os navegantes, até o surgimento da bússola.

Atualmente ainda serve como ponto fixo para navegação, mas para as sondas espaciais, pois é a estrela mais brilhante que fica fora do plano orbital de nosso sistema solar, ao contrário de Sirius constantemente ofuscada por outros astros.

Na bandeira Brasileira representa o estado de Goiás.

Compartilhar

Veja Também

Eclipse Lunar – Penumbral – 30 de Novembro de 2020

O ultimo eclipse lunar de 2020 vai ocorrer na madrugada de Segunda-feira – 30 de …