Betelgeuse – Orion

Betelgeuse é aquela estrela vermelha que fica logo acima das “Três Marias” na constelação de Orion, representando o ombro do guerreiro. Já o seu nome significa o “braço do centro” ou o “braço do guerreiro/homem”.

O nome vem de uma contração e derivações da expressão árabe yad al-jawzā, que significa “a mão do (guerreiro, homem) do centro”. Com o passar do tempo, houve a ascensão e queda de vários impérios e governos, que para assegurarem sua supremacia, estabeleciam sua cultura e língua, desta forma sobrepondo e adaptando a língua e expressões originais. Por este motivo, no Renascimento, o nome árabe foi corrompido para Bait al-Jauza, pois Bait seria “braço” em Árabe. Posteriormente, na Renascença a grafia foi finalmente adaptada para Betelgeuse, permanecendo até os dias atuais.

Betelgeuse é uma Supergigante Vermelha que está a 642,5 anos-luz da terra, chegando a 950 vezes o tamanho do nosso sol. É um estrela muito luminosa, mas sua temperatura é considerada fria. Apesar de ser muito grande, possui apenas 11 vezes a massa do nosso sol.

Este tamanho gigante ocorre nos momentos finais da vida de algumas estrelas, quando o combustível que a mantinha começa acabar, forçando uma guerra entre a energia gerada e a gravidade. A estrela vai expandindo até que, em um certo limite, entra em colapso, surgindo em seguida uma estrela Supernova.

Compartilhar

Veja Também

Lua de Sangue

A Lua de Sangue ou Lua Vermelha, é conhecida por este nome devido a coloração …