Betelgeuse – Orion

Betelgeuse é aquela estrela vermelha que fica logo acima das “Três Marias” na constelação de Orion, representando o ombro do guerreiro. Já o seu nome significa o “braço do centro” ou o “braço do guerreiro/homem”.

O nome vem de uma contração e derivações da expressão árabe yad al-jawzā, que significa “a mão do (guerreiro, homem) do centro”. Com o passar do tempo, houve a ascensão e queda de vários impérios e governos, que para assegurarem sua supremacia, estabeleciam sua cultura e língua, desta forma sobrepondo e adaptando a língua e expressões originais. Por este motivo, no Renascimento, o nome árabe foi corrompido para Bait al-Jauza, pois Bait seria “braço” em Árabe. Posteriormente, na Renascença a grafia foi finalmente adaptada para Betelgeuse, permanecendo até os dias atuais.

Betelgeuse é uma Supergigante Vermelha que está a 642,5 anos-luz da terra, chegando a 950 vezes o tamanho do nosso sol. É um estrela muito luminosa, mas sua temperatura é considerada fria. Apesar de ser muito grande, possui apenas 11 vezes a massa do nosso sol.

Este tamanho gigante ocorre nos momentos finais da vida de algumas estrelas, quando o combustível que a mantinha começa acabar, forçando uma guerra entre a energia gerada e a gravidade. A estrela vai expandindo até que, em um certo limite, entra em colapso, surgindo em seguida uma estrela Supernova.

Compartilhar

Veja Também

Calendário Astronômico 2021

Confira os principais eventos astronômico de 2021 em nosso calendário. Todos os principais acontecimentos celestes …