Delta Aquáridas – Chuva de Meteoros

As chuvas periódicas são normalmente geradas pelos detritos deixados por cometas que passaram por algum ponto da órbita terrestre ao redor do Sol. Esses detritos ficam por lá mesmo, e sempre que nosso planeta passa por este ponto da trajetória orbital, nossa gravidade atrai alguns desses detritos, que caem em nossa atmosfera e evaporam antes de atingirem a superfície.

Com a Delta Aquáridas não deve ser diferente, mas seu cometa de origem permanece em um certo mistério. Embora alguns astrônomos cogitem que a chuva seja resultado dos detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986, isso é algo que ainda não é confirmado. Antes, pensava-se que ele se originou dos cometas Marsden e Kracht Sungrazing, por exemplo.

Esse cometa completa uma volta ao redor do Sol a cada 5 anos, aproximadamente, percorrendo uma distância relativamente curta: em sua máxima distância do Sol ele ultrapassa apenas a órbita de Júpiter, e durante sua máxima aproximação com o Sol ele fica mais próximo da nossa estrela do que Mercúrio. Nessa jornada, ele eventualmente deixará seus detritos à medida que se aproxima do Sol e perde parte de seu material durante o processo.

Compartilhar

Veja Também

Oposição de Marte

Marte ganha destaque no Céu Noturno, quando se torna o astro mais brilhante da noite. …