Achernar – Rio Erídano

Achernar é o nome da estrela mais brilhante da constelação do Rio Erídano.

Seu nome é a derivação da frase árabe “Akhir an nahr“, que significa o fim do rio.

Assim, tanto seu nome, quanto a sua posição na constelação do Rio Erídano, significa o fim do rio.

Achernar é uma estrela com brilho azul, e está a 139 anos luz da terra. Possui 6,7 vezes a massa no nosso sol e 11 vezes o seu tamanho e é 3.150 vezes mais luminosa, com temperatura média de 15.000º Kelvins.

Apesar da constelação do Rio Eridano ter sido catalogada por Ptolomeu na cidade de Alexandria, a estrela Achernar não era visível naquele local, pois fica muito ao sul, assim, o fim do rio se dava na estrela Theta Eridani.

Somente após o século  XV, com o início das explorações através dos mares, surgiu a necessidade de se criar um mapa de todo o céu, catalogando todas as estrelas que não são visíveis no hemisfério Norte. O explorador inglês Robert Hues trouxe Alpha Centauri, Canopus e Achernar para a atenção dos observadores europeus em 1592 na sua obra “Tractatus de Globis”,:

"Existem três estrelas de primeira magnitude que observei nessas regiões que nunca são vistas da Inglaterra. A primeira é aquela estrela brilhante na popa de Argo chamada Canopus. A segunda está no fim de Eridanus. A terceira está no pé direito do Centauro."

Assim, Achernar por ser uma estrela muito brilhante, pode finalmente assumiu sua posição de destaque na constelação do Rio Eridnus, determinando o final do rio.

Veja Também

Calendário Astronômico 2021

Confira os principais eventos astronômico de 2021 em nosso calendário. Todos os principais acontecimentos celestes …