Oposição de Marte

Marte ganha destaque no Céu Noturno, quando se torna o astro mais brilhante da noite. Em um evento muito raro, com sua máxima no dia 13 de Outubro de 2020, Marte passou a ter o brilho de -2,6, maior que o brilho de Júpiter.

Apesar da Lua e de Vênus terem um maior brilho, ambos astros não estarão visíveis na semana em que ocorre a oposição de Marte, tornando o evento ainda mais raro e sem concorrentes. Assim, durante esse período, Marte será o astro de maior brilho no céu noturno.

Como Ocorre:

Da mesma forma que ocorre com a Lua cheia, veremos o planeta Marte com sua face totalmente iluminada para nós, em razão da oposição, e isso vai ocorrer quando o planeta vermelho estará no ponto mais próximo da Terra, ou seja, a combinação perfeita para brilhar com o máximo de intensidade.

Mas não para por ai, os astros nos trouxeram uma raridade ainda maior, pois a oposição ocorre em noite de Lua Nova, e quando Vênus não aparece de noite, ou seja, além de não haver concorrentes, Marte brilhará em uma noite mais escura, destacando-se ainda mais.

Esse evento é tão raro que só vai se repetir em 14 de Agosto de 2050.

Oposição:

O termo é utilizado quando a Terra passa na linha entre o sol e o planeta, fazendo com que ambos astros fiquem em direções apostas no nosso céu. Daí o termo oposição.

Todos os anos ocorre a oposição, pois nosso planeta tem uma órbita mais rápida.

O evento ganha destaque quando a oposição ocorre no ponto em que o planeta vermelho está mais proximo da Terra, fazendo que o brilho supere todos os demais astros noturno, com excessão da Lua.

Como observar:

A oposição ocorrerá entre 29 de setembro e 28 de outubro de 2020, com máxima no dia 13/10, quando Marte será visível a noite toda na constelação de Peixes, brilhando com uma magnitude de –2,6, sendo mais brilhante que Júpiter que brilha em Sagitário.

Marte se tornará o terceiro astro mais brilhante do Céu Noturno, atrás apenas da Lua e de Vênus (estrela d’alva). Porém, pela posição da Lua e de Vênus, ambos astros não estarão presentes no céu noturno, deixando nosso vizinho em maior destaque sem concorrentes.

Para facilitar, logo após o por do Sol, no outro estremo do horizonte, Marte estará surgindo, sendo mais visível a partir das 21hs, e ganhando o centro do céu após as 1h.

Compartilhar

Veja Também

Em qual constelação está o Sol?

O Caminho do Sol no Céu O Sol percorre um caminho no Céu, uma linha …