Táuridas do Sul – Chuva de Meteoros

Apesar da chuva de meteoros Táuridas do Sul ser considerada uma chuva intermediária ou fraca, com pico de apenas 7 meteoros por hora,  é famosa por produzir bolas de fogo e meteoros brilhantes de cor laranja, vermelho e amarelo. Ou seja, mesmo que em pouca quantidade, seus meteoros são facilmente observáveis e não costumam passar despercebidos.

Por não produzir uma grande quantidade de meteoros, observar a chuva Táuridas requer paciência, mas com certeza vale muito a pena, pois é um belíssimo evento celeste que costuma gerar meteoros super brilhantes, que riscam uma extensa região do firmamento.

As Táuridas do Sul está associada ao cometa Encke. Eles são nomeados após a sua radiante ponto na constelação de touro onde eles são vistos para vir de no céu, pois são feitos de materiais mais pesados como seixos, em vez de poeiras e grãos. Por causa de sua ocorrência no final de outubro e início de novembro, eles também são chamados de Bolas de Fogo do Halloween.

Acredita-se que o cometa Encke e os Táuridas do Sul, são restos de um cometa muito maior, que se desintegrou durante os últimos 20.000 a 30.000 anos, quebrando-se em vários pedaços e libertando o material, pois, este fluxo de materiais é o maior do sistema solar interior.

O fluxo de meteoros é bem largo e espalhados pelo espaço, fazendo com que a Terra leve várias semanas para atravessá-lo, assim, o período das atividade de meteoros também são prolongadas.

Compartilhar

Veja Também

Lua de Sangue

A Lua de Sangue ou Lua Vermelha, é conhecida por este nome devido a coloração …