Perseidas – Chuva de Meteoros

A chuva de meteoros Perseidas recebe este nome por dar a impressão de que os raios de luz veem da constelação de Perseus, e acontece anualmente entre 17 de Julho á 24 de Agosto, com o pico geralmente entre os dias 12 e 13 de Agosto, quando chega a registrar mais de 60 meteoros por horas.

As Perseidas são de fácil visualização, pois possuem meteoros velozes e brilhantes que, por diversas vezes, deixam rastros que duram alguns segundos, além de bólidos – meteoros muito brilhantes que geram clarões no céu.

Este fenômeno é associado a nuvem de poeira deixada pelo cometa Swift-Tuttle, um cometa de 27 km, cujas ultimas visitas se deram nos anos de 1862 e 1992. Mas a maioria do rastro de poeira data de mais de 1000 anos.

Apesar de serem chamados de “estrelas cadentes”, os raios de luz provêm de fragmentos rochosos ejetados por asteroides, que viajam no espaço em uma velocidade tão grande que, ao passar pela atmosfera, faz com que o material atinja uma temperatura de mais de 10.000ºC e entre em combustão, gerando a luminosidade enquanto percorre sua trajetória.

Compartilhar

Veja Também

Lua de Sangue

A Lua de Sangue ou Lua Vermelha, é conhecida por este nome devido a coloração …