Origem do Xamanismo

Para entender a origem do Xamanismo, é mister compreender primeiramente o significado da palavra Xamanismo. No dicionário Michaelis, Xamanismo:

1 Espécie de religião dos povos do norte da Ásia, em que prevalece o mágico e o sobrenatural, práticas exercidas por um feiticeiro, o xamã, conhecido como líder espiritual das comunidades.
2 por ext Conjunto de práticas e ritos místicos que ocorrem entre muitos povos e sociedades, tendo a figura do xamã como líder espiritual e intermediário entre a realidade humana e o sobrenatural, com seus poderes curativos e divinatórios.

Xamanismo é um termo oriundo da palavra xamã, ‘saman’ da língua Tungus da Sibéria, que significa “curandeiro de espíritos”. O termo Xamanismo é usado para fazer referências a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas e filosóficas, que pode envolver a cura, o transe, o contato com espíritos (ancestrais ou espíritos animais), e o mais importante, o contato com o sagrado.

É possível encontrar vestígios do Xamanismo em diversas tradições e religiões ao redor do mundo, entre elas as tradições nativas das Américas, África, Austrália, entre os esquimós na Sibéria, os Vikings e Druidas, Malásia, Indonésia, na antiga Inglaterra, Bali, em diversas regiões da Europa, e no Tibet.

Embora faça-se hoje uma relação da palavra Xamanismo com os povos indígenas, devido aos índios manterem as tradições ancestrais que permeiam as práticas Xamânicas, estas práticas vêm sendo realizadas desde a era Paleolítica, tendo como registro o surgimento há 40 ou 50 mil anos. Não há um consenso quanto a data do surgimento, tendo estudiosos que apontam para 20 mil anos.

Como trazido acima, o Xamanismo esteve espalhado em todos os locais do globo terrestre, muito antes de surgirem as religiões tradicionais, e auxiliaram a humanidade em buscar o seu caminho na natureza, como um ser integrado á ela, respeitando todas as formas de vida (vegetal, animal) que compartilhamos no nosso meio ambiente.

Através do Xamanismo o homem busca compreender a sua posição no mundo e na sociedade onde vive, busca entender os motivos pelo qual está vivendo e qual o motivo da sua existência, qual o seu propósito.

Compartilhar

Veja Também

Uma visão Xamânica do Mundo Moderno e da Realidade

O bom caminho vermelho, diferente do quanto ensinado pelas religiões e a grande maioria das …