Hadar – Centauro

Hadar é o nome da segunda estrela mais brilhante da constelação de Centauro, e por ser a segunda mais brilhante leva ao nome de Beta Centauri, mas também já foi conhecida como Agena, e representa o joelho esquerdo do centauro na imagem da constelação.

Hadar vem do árabe e significa “solo”, pois naquela região a estrela fica proxima ao horizonte. No Cairo, por exemplo, fica a apenas 4° do horizonte Sul.

Agena vem do latim e significar “joelho”, nitidamente em referência à posição da estrela na constelação.

A constelação representa o mítico rei dos Centauros Quíron, da mitologia grega. Centauro é a representação do ser mitológico que possui a metade inferior de um cavalo, com tronco, braços e cabeça de homem.

Quíron é uma criatura mítica – metade homem e metade cavalo – muito sábio e de expressivo respeito como professor e conhecedor de medicinas, músicas e caças, sendo, inclusive, o mentor de muitos heróis gregos como: Aquiles, Jasão, Teseu, Hércules e o filho de Apolo Asclépio. 

Na mitologia Quíron era filho do titã Cronos e da ninfa do mar Filira, sendo imortal, porém acidentalmente foi atingido por uma das flechas de Hércules havia mergulhado no sangue da Hidra, um veneno para o qual não havia cura. Embora o veneno não pudesse matar o Centauro imortal, lhe causou considerável sofrimento, com dores terríveis que durariam para a eternidade. Zeus, vendo a situação, libertou o centauro da imortalidade e do seu sofrimento, permitindo que ele morresse, e mais tarde ele o colocou nos céus como a constelação de Centauro.

Apesar de parecer apenas uma estrela, Hadar é composto por um sistema de três estrelas: Beta Centauri Aa, Ab, e B.

Beta Centauri Aa e Ab se orbitam próximas, sendo muito semelhantes com massas de 12,0 e 10,6 vezes a massa solar (respectivamente) e 5 vezes o seu tamanho, ambas com temperatura de 25000 Kelvins e luminosidade aparente de +0,61.

 Já Beta Centauri B é uma companheira visual mais distante e menos luminosa.

O conjunto está a 391,4 anos-luz da terra.

As patas dianteiras do centauro são marcadas por duas das estrelas mais brilhantes do céu , Alpha e Beta Centauri , também conhecidas como Rigil Kentaurus e Hadar. As duas estrelas também servem como ponteiros para o Cruzeiro do Sul.

Compartilhar

Veja Também

Oposição de Marte

Marte ganha destaque no Céu Noturno, quando se torna o astro mais brilhante da noite. …