Régulus – Leão

Régulus é a estrela mais brilhante da constelação de Leão, representando o seu coração.

Régulo é uma palavra latina cujo significado é pequeno rei. Na era moderna, antes de se adotar definitivamente este nome, a estrela era mais conhecida pela expressão latina Cor Leonis – o coração do leão.

No Hemisfério Norte, a estrela teve uma grande influência, havendo registros de mais de 4.000 anos, indicando que Régulus era o sinal do início do verão. Para ser mais preciso, quando o Sol nascia na constelação de Leão com a estrela no horizonte, era o que determinava quando inciava a estação do verão.

Constelação de Leão

Da mesma forma, os Persas dividiram a abóboda celeste em quatro partes, correspondentes às quatro estações, e seus marcos iniciais eram as estrelas: Régulus de Leão, Antares de Escorpião, Fomalhaut de Peixe Austral e Aldebarã de Touro. Por este motivo, ficaram conhecidas como estrelas-reis, ou guardiãs do céu, determinando, cada uma, o início de uma estação.

  • Régulus de Leão – Verão.
  • Aldebarã de Touro – Outono;
  • Fomalhaut de Peixe Austral – Inverno;
  • Antares de Escorpião – Primavera;
Brilho real de Regulus

A superfície de Régulus é tão quente (15.000 ºC) que a estrela é cerca de 350 vezes mais luminosa que o Sol, possui 3,5 vezes sua massa, e é 5 vezes maior. Esta á 77 anos luz da Terra e possui um brilho branco-azulado.

Comparação Regulus - Sol - Jupter
Compartilhar

Veja Também

Eclipse Lunar – Penumbral – 30 de Novembro de 2020

O ultimo eclipse lunar de 2020 vai ocorrer na madrugada de Segunda-feira – 30 de …