Tofu – Queijo de Soja

TOFÚ – Queijo de Soja

(Retirada da internet)

Como fazer:
Preparar 2,2 litros de leite de soja com a SojaMac.
Preparar a solução coagulante, dissolvendo o agente coagulante sulfato de magnésio (sal amargo) em água morna. Para 2,2 litros de leite de soja, dissolver duas colheres de sobremesa (rasas) de sal amargo em 01 copo de água morna.
Adicionar a solução coagulante ao leite de soja ainda morno (75 a 80°C), agitando bem com uma colher para promover a completa mistura do agente coagulante com o leite de soja.
Deixar o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofú), aguardar de 15 a 20 minutos sem mexer. Transferir o coágulo para uma fôrma (uma caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com um tecido (pano) de malha fina e úmido. Cobrir com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da fôrma. Prensar a fôrma com pesos distribuídos homogeneamente sobre a tampa durante 15 a 20 minutos, para que o excesso de água seja escoado através da trama do tecido.

Colocar a forma contendo o tofú prensado dentro de um recipiente (bacia) contendo água gelada e deixá-lo imerso por uns 05 minutos. A seguir, desenformar e remover o pano. Cortar o coágulo obtido (tofú) em pequenos pedaços (cubos) e colocá-los em um recipiente contendo água gelada. Fechar hermeticamente o recipiente e armazenar em geladeira. Os cubos de tofú também podem ser armazenados em sacos plásticos selados com seladora elétrica ou então em sacos plásticos do tipo zip-lock, contendo parte da água gelada aqui mencionada.
ATENÇÃO: sempre conservar em geladeira (02 a 04°C).

Compartilhar

Veja Também

Pastel de Forno

PASTEL DE FORNO (Edna C.) Ingredientes: – 03 xícaras de farinha de trigo – 1 …