Meditação e o Controle das Emoções

Por que é tão importante aprender a dominar as emoções? Como através da meditação passamos a controlar as emoções, a nossa mente e consequentemente alcançamos a Felicidade?

Antes de responder essas perguntas é importante saber que o homem nasceu para meditar, que para ele meditar é tão natural quanto respirar, e que o silêncio da mente, que Ser a Paz é o estado natural de todo homem!

Mas por que é tão difícil parar de pensar? Por que a mente está sempre tão cheia de barulho e falação? Simples, a mente está viciada em pensamentos, pensar constantemente se tornou um hábito e, de fato, não é necessário pensar nem 90 por cento do que se pensa.

É devido à educação equivocada de milhares de anos que ensina desde o nascimento a pensar mais e mais e a sentir menos, a buscar para fora de si e, assim, esquecer que tudo começa no interior do ser.

Foram as emoções que, nos primórdios da civilização, permitiram ao ser humano que sobrevivesse e prosperasse ao longo dos séculos, através da energia por elas gerada.

 “Emoções liberam energia e se controladas, toda a energia resultante pode ser armazenada. Aprendi ao longo de minha jornada a controlar a emoção da ira e a canalizar sua enorme energia despendida para coisas positivas no propósito de ajudar a construir um mundo bem melhor.”

As emoções desempenham papel crucial na criação da realidade. Elas, juntamente dos pensamentos, atuam diretamente no processo de criação e materialização daquilo que se pensa.

“Pensamento gera imagem, imagem gera emoção, emoção libera energia que faz a materialização do que se pensou.”

O homem está criando a todo momento através de seus pensamentos.

Esse é um dos principais motivos pelos quais é preciso dominar as emoções e melhorá-las, transformando a maneira de pensar e agir do negativo para o positivo, porque pensamentos e emoções criam a realidade. São as emoções que liberam energia, materializando o que se pensa.

Fisicamente, as emoções negativas agem envenenando o corpo, elas são o principal desencadeador de diversos tipos de doenças e desequilíbrios físicos e psíquicos. Uma pessoa com depressão, por exemplo, passa a pensar compulsivamente de forma negativa e o mal-estar que ela sente está sendo gerado pelas emoções, que por sua vez são geradas pela sua forma negativa de pensar.

Segundo a pesquisa científica realizada sobre “Corpo, Mente e Emoções”, feita pela Universidade Unesp publicada na Revista Simbiologias, O Instituto Psicanalítico de Chicago sob a direção de Franz Alexander defendia que as enfermidades biológicas poderiam vir de reações do corpo exageradas, resultantes de estados de tensão emocional recorrentes, movidos por processos mentais inconscientes.

De acordo também com artigo publicado na Revista Científica Eletrônica do grupo FAEF, Nascimento e Quinta afirmam que através das emoções positivas, que são geradas a partir de sentimentos tais como bom humor, empatia, compaixão, oração, amor, entre outros, a própria pessoa pode gerar os “hormônios da saúde”.

Os mesmos autores discorrem sobre a necessidade de acabar ou atenuar com a possível produção dos “hormônios da doença”, pois o estado emocional negativo (como excesso de medo, egoísmo, entre outros) interfere na vulnerabilidade às doenças, e dificulta a recuperação, por interferir no sistema imunológico do indivíduo.

A meditação funciona como uma grande aliada no controle das emoções. Sendo praticada de forma ininterrupta e persistente, ela permite alcançar a compreensão de que não somos nossos pensamentos e emoções, de que eles apenas acontecem em nós.

 “Você Essência, é a consciência que vem antes do pensamento, das emoções, das sensações e das movimentações”.

Alcançar esta compreensão disciplinando a mente através da meditação é libertador, pois é a partir daí que o ser deixa de se identificar com os pensamentos e emoções, deixando assim de agir movido por eles e alcançando o auto-domínio, dissolvendo os sentimentos do medo e da culpa.

Toda forma de sofrimento está na mente e são os sentimentos do medo e da culpa que aprisionam nesse tormento.

“Treinando o silêncio e a disciplina da mente, você passa a se conhecer, a saber como ser o Senhor das situações e capitão do seu destino.”

Nesse ponto é possível dissolver e transmutar pensamentos e emoções que se tornaram crenças nocivas enraizadas no subconsciente. Essas crenças negativas adquiridas com a educação equivocada, distorcem a forma de pensar e sentir e consequentemente impedem a criação de uma realidade próspera.

Com pouco tempo de prática, treinando a meditação da maneira que funciona, alcança-se os lampejos do silêncio da mente, num dado momento começa a despertar para quem realmente É, para o Amor e Felicidade, para Deus, para a sua natureza Divina que está muito além dos pensamentos e emoções…

“Fazer com que a mente pense somente o que você deseja pensar, ou simplesmente parar de pensar se assim desejar, é uma das coisas que ensinamos a você aqui no Centro Espírita Ascensionado Céu Nossa Senhora da Conceição. Aqui você se torna senhor das situações e capitão do seu destino! Vai exigir esforço, persistência, concentração, mas junto de nós você consegue, filho.”

A escolha de Ser Feliz existe e está aí para todos, cedo ou tarde seremos remetidos a essa realidade maravilhosa, e é na meditação que você vai relembrando quem é Você e o quão maravilhoso você é!

Compartilhar

Veja Também

Meditação e os Segredos da Mente

Vou te lembrar de alguns segredinhos meu filho, a capacidade de pensar é somente uma …